K´Padocia – K´Padocia (2010)

K’ Padocia puede ser un muy buen ejemplo de la nueva generación de músicos y bandas de Brasil. Me llamó la atención del parecido de la voz del vocalista con el desaparecido Cazuza, prócer del rock nacional brasileño de los 80’s. Vale la pena escuchar.  Abajo, pa’ los más políglotas y que se manejen con el portugués, les dejo la reseña aparecida en DNA http://discotecanacional.wordpress.com quienes además se pusieron  con el link de descarga.

Traços típicos de pessoas notáveis, com forte presença individual. Sendo evidente mesmo em grupo, a originalidade de cada integrante. Procurou isso, seu idealizador Jorge Romão, ao formar a banda K´Padocia.

O primeiro trabalho da banda é o EP de sete faixas gravado em Recife entre os meses de abril e junho de 2009, com composições de Jorge Romão e alguns parceiros de outros projetos. Nesse período a banda era formada por Jorge Romão (Guitarra e Voz),  Chico (Bass – Contra Baixo), Duda (Bateria) e Johnny (Teclado)

Esse EP possui características próprias do trabalho da banda. A primeira faixa Madrugada São José é bem crua, com pouca reverberação dos instrumentos, mas com um arranjo bastante interessante. A introdução foi feita com um riff de guitarra, e a base entrando forte, numa espécie de pergunta e resposta de Blues. Na primeira parte, a banda fica numa levada Funk com o contra baixo comandando o ritmo, na segunda estrofe a bateria cai para uma levada de reggae com a guitarra atacando no contra tempo, o terceiro momento da música o teclado aparece com um harmond visceral até a música pausar e voltar ao principio, tudo servindo de base para uma letra reflexiva, sendo interpretada por uma voz de característica desleixada. A segunda faixa Apocalipse começa numa levada de Rock Latino, com a guitarra num riff simples e envolvente, na mesma ocorrem intervenções, como o som do “tic tac” de um relógio, que, vem antes da estrofe fazendo alusão a letra que fala de tempo, outro momento é um”disparo de revolver” que entra logo após a letra falar em suicídio. Na terceira faixa, Com Você Por Perto! , o vocal pôde ser explorado. Com uma letra romântica a música proporcionou a entrada de elementos de efeitos como delay e reverbes, deixando a faixa mais leve. Ego é a quarta faixa do disco, e tem um groove muito dançante. A quinta faixa, Anjo, tem uma harmonia de Blues e um groove de Funk, nela a guitarra vem com alguns efeitos bem curiosos. A bateria também tem sua particularidade, num trecho mais forte ela vem com um pedal duplo, acompanhado pelo contra baixo deixando o ritmo mais denso e pesado. A sexta faixa tem como titulo, uma frase de Nana Vasconcelos ”O Silêncio É Um Estado De Espírito”, são 26 segundos de silêncio. Do Inicio Ao…  é a faixa que fecha o disco. Um medley com as musicas que compõem o EP, porém, com arranjos diferentes.

No final de 2009, Duda e Johnny deixam a banda para a entrada de Junior Tatuzinho e Robinho Babá. Devido a esta reformulação a banda,exclui o som do teclado e acrescenta o trompete e sample de Robinho. Com a chegada dos novos integrantes, surgiu à necessidade de rearranjar as faixas do EP 2009, para apresentar a nova sonoridade da banda. Entre fevereiro e maio de 2010 aconteceram as gravações. A primeira faixa, Madrugada São José, ganha uma nova introdução. O trompete com uma surdina é quem primeiro aparece, seguido do contra baixo numa levada de Jazz, e a guitarra com seu riff do arranjo anterior. Apocalipse tem todo arranjo modificado, vira um Funk e a introdução recebe um arranjo de trompete e sample, o qual duplica o áudio do trompete uma oitava abaixo, parecendo soar como um trombone formando o naipe de metais. A romântica Com Você Por Perto! , fica mais dançante com arranjo pra cima. Ego, a quarta faixa, ganhou uma levada Funk com trompete e delay bem presentes na introdução e no improviso final. Anjo, continua um Funk, porem mais swingado, com introdução da dupla trompete e sample. A reflexão da sexta faixa, O Silencio É Um Estado de Espírito, continuou a mesma. Na sétima faixa, o medley Do Inicio Ao… além dos arranjos realizados no primeiro EP, acrescentou-se os novos.

 

 

Anuncios
  1. Nos escribió Jorge Romão agradeciendo el posteo. Gracias Jorge por permitirnos compartir tu trabajo.

  1. No trackbacks yet.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: